terça-feira, 30 de agosto de 2011

Ditos Populares, acabando com a sua infância

Olá, este será o primeiro post sobre alguma curiosidade real.
Quem nunca ouviu de sua mãe, após se perder na rua e não conseguir achar o local onde deveria estar, o seguinte dito popular: "Quem tem boca vai a Roma" com a variação "meu(a) filho(a)". Você sabia que a sua vida inteira sua mãe estava usando de maneira equívoca tal ditado?
É neste sentido que venho aqui desmistificar alguns destes ditados populares e mostrar-lhes o real significado/forma.

Quem tem boca vai a Roma

Este ditado faz todo o sentido quando usamos para expressar o fato de que uma pessoa perdida, ou que quer encontrar algum lugar, ao perguntar/ se comunicar, irá achar tal lugar de forma muito mais fácil, correto!? De certa maneira, sim, mas o ditado é usado de maneira errada, quando na realidade a forma correta é:

"Quem tem boca vaia Roma"

Não, você não leu errado, o "vaia" vem do verbo vaiar, ou seja, quem tem boca, 'fala mal de roma'. O sentido ainda me falha, mas algumas fontes me dizem que é pelo fato de Roma ter uma das piores comidas da Itália, enquanto, por outro lado, li que na época romana, quem queria mostrar descontentamento com o governo, vaiava Roma.

Em todo caso, o ditado deveria ser usado para mostrar que quem não gosta de algo, mostra sua insatisfação.

Esse menino tá com Bicho Carpinteiro

Este grande ditado popular conhecidíssimo, principalmente por nossos avós, foi sendo modificado com o tempo, e ganhou esta forma atual que podemos ver. Diz-se/Dizia-se o ditado quando uma criança não parava quieta, tipo uma criança espevitada. Agora eu me pergunto, O QUE DIABOS É UM BICHO CARPINTEIRO? Google!?!? É, o Google não pôde me ajudar.
Na verdade, procurando mais a fundo achei que o Escaravelho pode ser chamado de Bicho-Carpinteiro, mas acho que isso não pode se aplicar a uma criança agitada, não é?
Exato, não pode! O ditado original é:

"Este menino está com bicho no corpo inteiro."

O que faz beeeeem mais sentido, tomando por conta que uma criança cheia de bichos no corpo ia ficar se debatendo tentando tirá-los, certo!? Eu ainda não entendo como as coisas se modificam tanto, mas eu acho muito divertido!

Batatinha quando nasce esparrama pelo chão

Este é um ditado que eu já ouvi tantas, mas tantas variações que eu não sabia direito o que por no título. Enfim, entre as variações: "batatinha quando nasce se esparrama pelo chão"; "batatinha quando nasce se espalharrama pelo chão"(Esse eu falava, muuuitoo infantil); entre outras...
Eu imaginava uma batata se esparramando pelo chão, tipo uma batata com olhos e boca, uma batata animada. Ainda imaginava ela nascendo de uma árvore e se esparramando no chão. Após descobrir que batatas possuem raízes por indivíduo vegetal, pude perceber que não era possível uma batata cair de uma árvore, tsc... crianças.
A questão é que o ditado original é:

"Batatinha quando nasce, espalha rama pelo chão."

Ou seja, a maldita da batata é uma batata comum da Família dos Solanaceae, e não passa de uma batata inanimada e sem graça. E como ela tem ramas(tipo raíz), espalham as mesmas, para se fixar ao solo.
Agora eu me pergunto, e se alguém souber comente, qual o significado deste ditado? Acho que ele termina com "... e menininha quando dorme põe a mão no coração". Pra mim só foi feito pra rimar. O que eu conseguiria tirar daí é que a batata se fixa ao solo para poder se proteger, se sentir segura, sei lá.

Cuspido e escarrado

Este eu particularmente ADORO! Sério, que criatividade para mudar tanto um ditado e fazer ele perder todo o sentido, fazendo, ainda assim, com que as pessoas o usem bastante. Este ditado é usado quando vai-se falar que alguém é muito igual a outra pessoa, fisicamente (ou em personalidade). Exemplo: Juliana é cuspida e escarrada de Lilian. Sentido ZERO!
O fato aqui é que a expressão original é:

"Esculpido em Carrara"

Carrara, para quem não sabe, é um tipo de mármore que foi utilizado para esculpir muitas esculturas do Renascimento, como por exemplo, David. O mármore era muito bom, e as esculturas ficavam muito bem feitas, pois tinham ótimos escultores também. Por isso o fato de se falar que a pessoa é a outra esculpida em carrara, ou seja, é muito parecida com a outra, como se fosse feita baseada na outra.


Quem não tem cão caça com gato

Este é para fechar. A desconformidade com o original não é gritante, mas única vogal que falta no ditado faz toda a diferença. Do jeito que o ditado é dito hoje em dia, entende-se que quem não tem certa coisa para fazer algo, utiliza outra coisa, menos comum, para efetuar a mesma tarefa. Como se gatos caçassem pior que cães, mas como não se tem um cão, o gato sabe caçar, então use-o para fazer isto.
O problema é que o ditado original é:

"Quem não tem cão caça como gato"

Logo, quem não possui um animal da espécie Canis Familiaris, caça da maneira que o gato faz, ou seja, sozinho. Entende-se que quem não tem companhia para caçar, caça sozinho mesmo.



É isso, espero que gostem da primeira curiosidade do blog, até a próxima atualização.

Crocodilo Salva Criança de Jibóia

Olá, estou começando com o Blog CURIOSO PAGARAI. O objetivo era o nome CURIOSO BAGARAI, mas já existia. Enfim, se você sentiu vontade de ler esta notícia, tenho uma novidade para você, você é curioso!

O objetivo deste blog é informar-lhes coisas inúteis e que não te servirão de nada, além de para contar para seus amigos e para que possam dar boas gargalhadas, ou apenas se entreter com curiosidades interessantes.

Aqui quem vos fala é Daniel, um curioso assumido, espero que gostem.